sábado, 19 de novembro de 2011

Pokémon - crie sua própria HackROM


Crie sua própria HackROM

Você já deve ter visto uma hackrom, estou certo? Se você não sabe, HackRom é uma rom modificada por um fã. Alguns exemplos de hackroms conhecidas são “Pokémon Naranja” e “Pokemon Light Platinum”.

Talvez você queira fazer alguma hackrom. Que tal tentar? HackROMs de GBA são mais fáceis de fazer do que de DS, então é necessário baixar algumas coisas, caso não as tenha:

•Visual Boy Advance
•Alguma ROM de GBA (Ou seja, Ruby/ Sapphire/ Emerald/ FireRed/ LeafGreen)
*baixem no mundoemu

Agora está na hora de baixar as ferramentas de edição:










à Uma rápida Análise

Advance Map: é o programa essencial para fazer sua hack-rom. Com ele você muda os mapas do jogo, pokémons selvagens e coloca eventos (bonequinhos).
Advance Text: um dos mais importantes, pois edita a fala de tudo o que você quiser.
PA: edita as evoluções e os ataques. Só aconselho seu uso caso você queira mudar os pokés do jogo.
PET: muda os pokémons dos treinadores e seus ataques.
A-Mart: muda os itens vendidos no mart.
SMCA: programa para tirar o caminhão do início do jogo.
Unlz GBA: edita os sprites e a abertura.
A-Starter: muda os iniciais do jogo.


Advance map

>Início<
Agora vamos começar a criar nossa HackROM. Abra o AdvanceMap e clique em ‘File > Open ROM’ e abra a rom que quiser. Eu abri o Pokémon FireRed. No canto direito, ao lado da interrogação azul, tem uma barra que deve estar escrito nela “Sort by <bank>.<map>”. Mude para “Sort by map name” porque assim fica mais fácil de achar as cidades. Do lado esquerdo clique em “From Reader” e abra a cidade que quiser, em seguida clique na primeira opção (por exemplo, abra a pasta Pallet Town e clique em Pallet Town (3.0)).

Agora você já pode começar a editar sua hack. Na barra da direita escolha algum bloquinho e clique em algum lugar do mapa que você queira e vá editando assim sua rom.

Você tem a opção de criar um novo mapa. Clique em “Create New Map” na barra superior, de uma casinha com um solzinho. Escolha o nome do mapa em Map Name, o comprimento do mapa em Width e sua largura em Height, depois clique em Create. Crie seu mapa com os bloquinhos e vá até a próxima etapa.

>Movement Permissions<
Depois disso, clique em Movement Permissions, do lado da barrinha escrito Map. Lá você vai colocar os bloquinhos sólidos e aqueles que você pode caminhar, por exemplo. A maioria é inútil. Os únicos que podem calhar pra alguma coisa são esses:

C – quer dizer que você pode caminhar pelo bloquinho.
1 – O bloquinho é sólido. Você pode usar em paredes, árvores, pedras etc.
4 – Nele você pode usar Surf ou pescar.
3C – Pode-se passar apenas por cima e por baixo.
10 – Você pode caminhar, mas é “altura 2”, ou seja, se você estiver num bloquinho ‘C’ (altura 1) e tentar ir pra esse, você não consegue. Geralmente é usado para alto de montanhas ou algo assim.
0 – Esse bloco serve pra ser uma espécie de conexão entre o ‘C’ e o ‘10’. É usado para escadinhas, por exemplo.

Obs: se você quiser, você pode fazer o bonequinho andar na água =O. É só desenhar um lago ou oceano e colocar o moviment permission nos bloquinhos como ‘C’ e verás a magia da coisa.

Depois de suas movement permissions, clique em Insert Map, do lado de create a new map. Se deseja salvar em pallet, por exemplo, deixe o bank como 4 já que as casas e cia de Pallet Town estão no formato de 4.0 em diante.

>Events<
Depois disso tudo, vem uma parte muito importante: os eventos.
Clique na barrinha “Events”, do lado de Movement Permissions.

O ‘W’ significa que é um teletransporte. Por exemplo, na porta do centro Pokémon tem um W. Isso significa que ao você passar por esse W você será teletransportado para o mapinha do Pokecenter. Você pode mudar o mapa para o qual você será teletransportado ao passar por cima do W assim:

Clique em cima de um determinado W, por exemplo, o W da porta da sua casa em Pallet. Observe que na barrinha da direita está escrito assim:

To warp no: 1
Map bank: 4
Map: 0

Observe bem esses números:
Map bank: 4
Map: 0

Agora olhe pra pasta de pallet. Clique em Pallet Town (4.0). Não é a entrada da tua casa? E por acaso não percebeu algo? Pallet 4.0 e o W que te leva é Map bank: 4 e map: 0. O que será que 4.0 tem haver com 4 e 0? Qualquer idiota percebe que o map bank (no caso 4) corresponde ao numero antes do ponto e o map (que é o 0) corresponde ao número depois do ponto. Então, se eu quiser, eu coloco o W da porta da tua casa como o PokéCenter de Viridian. Eu apenas coloco o map bank no 5 e o map no 4 que... Voalááá! Minha casa é um centro pokémon (-q).

Continuando, o ‘P’ significa que é um bonequinho, daqueles que ficam andando pela cidade. Ao clicar neles dá pra mudar o sprite, a fala e como que eles andam (pra frente e pra trás, prum lado e pro outro etc).

Um ‘S’ vermelho quer dizer que é uma mensagem, por exemplo, a descrição de uma cidade que fica no meio dela.

Um ‘S’ verde é um script. Não sei explicar o que é.

Um ‘F’ significa que é uma posição de vôo, ou seja, quando você morrer, será mandado para aquele ponto, ou quando você for voar para essa cidade, você cairá ali, mas você apenas será direcionado a esse ponto caso você já tenha pisado nele.

Para criar novos eventos, observe na parte da direita: os “Amount of events” e adicione um pontinho no que você quiser. Exemplo, em pallet você quer adicionar um teletransporte, então você aumenta o pontinho de Warps e os aumenta de 3 para 4 warps. Em seguida clique em Change Events. Um novo event será enviado para o canto da tela, então você o edita e coloca onde quer. Use isso no seu novo mapinha.

>Connections<
Muito bem, agora resta você arranjar um jeito de chegar no seu mapinha, mas como? Você pode usar um teletransporte (W) pra isso, ou então usar uma conexão, ou seja, um lugar para se conectar com outros mapas.
Clique em Connections, na barra superior, que fica do lado direito do quadradinho quebra-cabeça. Abrirá uma janela e então clique em “Add”. Você poderá perceber aquele esqueminha do Map Bank e Map, talvez não se lembre: map bank é o antes do ponto, map depois. Assim, digite o map que desejar, EX: Pallet. Vou digitar 3 em map bank e 0 em map. Perceberá que Pallet já tem sua connection, então para adicionar a conexão a seu mapinha necessitará apagar o outro. Por isso eu recomendo usar o teletransporte para isso, mas, caso você queira usar em algum momento, já sabe como. =D

>Wild Pokémon<
O quê? Ainda tem mais? É claro que sim. O Advance Map tem ‘1001 utilidades’. Uma delas é poder escolher quais pokémons selvagens aparecem. Isso também vale para VOCÊ, que está de saco cheio com seus pokémons e quer capturar algum decente, mas não quer usar cheat.

Obs: Essa opção só vale pros mapinhas que tiverem um ‘matinho’.

Agora clique em “Wild Pokémon”, que fica do lado da barrinha de events.
Lá, clique na opção Add, caso possível.

Em ‘Pokémon 1’ você vai escolher um pokémon, as chances dele são de 20%.
Em ‘Pokémon 2’ as chances também são de 20%.
Aí caso eu queira que as chances de capturar um poké seja de 40%, eu coloco o mesmo pokémon em Pokémon 1 e Pokémon 2. Resumindo: dá pra somar as porcentagens. Também há como você controlar o nível que os pokémons irão aparecer, em Mín coloque o level mínimo e em Max o máximo, simples!

Você também pode mudar a “Enconter Ratio”, ou seja, as chances de achar um pokémon. NÃO PASSEM DE 30%, aliás, 30% já é muito, mas até vai.

>Header<
Por fim, há uma última barra, do lado de Wild Pokémon. Se chama Header. Daqui eu acho melhor você não mexer no que não sabe o que é.

Em ‘Name’ você poderá renomear sua cidade. É o nome que aparecerá nos mapas e o nome que vai aparecer quando você chegar nessa cidade. Disso, só interessa a parte esquerda. Em cima de change name, tem o nome da cidade/ vila/ rota. Mude-o, se quiser, mas apenas ali. Clique em Change Name.

Em ‘Map Options’ você pode mudar a musiquinha da cidade e o clima da mesma. Mude a música na seção ‘music’ e o clima em ‘Weather’. No resto, não mexa em nada.

Em map dimensions, tem as dimensões do mapa, em bloquinhos. Width é comprimento e Height largura. Mude e clique em Change Name.


A partir disso, dá pra se ter uma noção do que podemos fazer com o Advance Map...

(continua... Pode deixar que ainda não acabou, flw!)

1 comentários:

Anônimo disse...

como eu boto novos personagens e pokemons no mapa e como eu mudo o rival e o player?

Postar um comentário

Deixa um comentário ae =D
Você pode postar como um anônimo, e assim contribuirá com o blog.