sábado, 19 de novembro de 2011

Pokémon - Crie sua própria HackROM

****ATUALIZAÇÃO****Estou fazendo uma atualização do tutorial, deixando-no muito melhor e muito mais completo. Favor, ler a primeira parte NESTE LINK. Lá você encontrará as outras partes dessa série ********************



Crie sua própria HackROM

Você já deve ter visto uma hackrom, estou certo? Se você não sabe, HackRom é uma rom modificada por um fã. Alguns exemplos de hackroms conhecidas são “Pokémon Naranja” e “Pokemon Light Platinum”.

Talvez você queira fazer alguma hackrom. Que tal tentar? HackROMs de GBA são mais fáceis de fazer do que de DS, então é necessário baixar algumas coisas, caso não as tenha:

•Visual Boy Advance: http://vba.ngemu.com/downloads.shtml
Escolha a língua e baixe
•Alguma ROM de GBA (Ou seja, Ruby/ Sapphire/ Emerald/ FireRed/ LeafGreen). Esse tutorial foi feito no FireRed (http://www.coolrom.com/roms/gba/14488/Pokemon_-_Fire_Red.php) mas fique a vontade para baixar as outras ROMs (baixe no CoolROM).

Agora está na hora de baixar as ferramentas de edição:






SMCA - http://www.megaupload.com/?d=HD0HEM5F




à Uma rápida Análise

Advance Map: é o programa essencial para fazer sua hack-rom. Com ele você muda os mapas do jogo, pokémons selvagens e coloca eventos (bonequinhos).
Advance Text: um dos mais importantes, pois edita a fala de tudo o que você quiser.
PA: edita as evoluções e os ataques. Só aconselho seu uso caso você queira mudar os pokés do jogo.
PET: muda os pokémons dos treinadores e seus ataques.
A-Mart: muda os itens vendidos no mart.
SMCA: programa para tirar o caminhão do início do jogo. Serve apenas para Ruby/ Sapphire.
A-Starter: muda os iniciais do jogo.
Unlz GBA: edita os sprites e a abertura.


Advance map

>Início<
Agora vamos começar a criar nossa HackROM. Abra o AdvanceMap e clique em ‘File > Open ROM’ e abra a rom que quiser. Eu abri o Pokémon FireRed. No canto direito, ao lado da interrogação azul, tem uma barra que deve estar escrito nela “Sort by <bank>.<map>”. Mude para “Sort by map name” porque assim fica mais fácil de achar as cidades. Do lado esquerdo clique em “From Reader” e abra a cidade que quiser, em seguida clique na primeira opção (por exemplo, abra a pasta Pallet Town e clique em Pallet Town (3.0)).

Agora você já pode começar a editar sua hack. Na barra da direita escolha algum bloquinho e clique em algum lugar do mapa que você queira e vá editando assim sua rom.

Você tem a opção de criar um novo mapa. Clique em “Create New Map” na barra superior, de uma casinha com um solzinho. Escolha o nome do mapa em Map Name, o comprimento do mapa em Width e sua largura em Height, depois clique em Create. Crie seu mapa com os bloquinhos e vá até a próxima etapa.

>Movement Permissions<
Depois disso, clique em Movement Permissions, do lado da barrinha escrito Map. Lá você vai colocar os bloquinhos sólidos e aqueles que você pode caminhar, por exemplo. A maioria é inútil. Os únicos que podem calhar pra alguma coisa são esses:

C – quer dizer que você pode caminhar pelo bloquinho.
1 – O bloquinho é sólido. Você pode usar em paredes, árvores, pedras etc.
4 – Nele você pode usar Surf ou pescar.
3C – Pode-se passar apenas por cima e por baixo.
10 – Você pode caminhar, mas é “altura 2”, ou seja, se você estiver num bloquinho ‘C’ (altura 1) e tentar ir pra esse, você não consegue. Geralmente é usado para alto de montanhas ou algo assim.
0 – Esse bloco serve pra ser uma espécie de conexão entre o ‘C’ e o ‘10’. É usado para escadinhas, por exemplo.

Obs: se você quiser, você pode fazer o bonequinho andar na água =O. É só desenhar um lago ou oceano e colocar o moviment permission nos bloquinhos como ‘C’ e verás a magia da coisa.

Depois de suas movement permissions, clique em Insert Map, do lado de create a new map. Se desejares salvar em pallet, por exemplo, deixe o bank como 4 já que as casas e cia de Pallet Town estão no formato de 4.0 em diante.

>Events<
Depois disso tudo, vem uma parte muito importante: os eventos.
Clique na barrinha “Events”, do lado de Movement Permissions.

O ‘W’ significa que é um teletransporte. Por exemplo, na porta do centro Pokémon tem um W. Isso significa que ao você passar por esse W você será teletransportado para o mapinha do Pokecenter. Você pode mudar o mapa para o qual você será teletransportado ao passar por cima do W assim:

Clique em cima de um determinado W, por exemplo, o W da porta da sua casa em Pallet. Observe que na barrinha da direita está escrito assim:

To warp no: 1
Map bank: 4
Map: 0

Observe bem esses números:
Map bank: 4
Map: 0

Agora olhe pra pasta de pallet. Clique em Pallet Town (4.0). Não é a entrada da tua casa? E por acaso não percebeu algo? Pallet 4.0 e o W que te leva é Map bank: 4 e map: 0. O que será que 4.0 tem haver com 4 e 0? Qualquer idiota percebe que o map bank (no caso 4) corresponde ao numero antes do ponto e o map (que é o 0) corresponde ao número depois do ponto. Então, se eu quiser, eu coloco o W da porta da tua casa como o PokéCenter de Viridian. Eu apenas coloco o map bank no 5 e o map no 4 que... Voalááá! Minha casa é um centro pokémon (-q).

Continuando, o ‘P’ significa que é um bonequinho, daqueles que ficam andando pela cidade. Ao clicar neles dá pra mudar o sprite, a fala e como que eles andam (pra frente e pra trás, prum lado e pro outro etc).

Um ‘S’ vermelho quer dizer que é uma mensagem, por exemplo, a descrição de uma cidade que fica no meio dela.

Um ‘S’ verde é um script. Não sei explicar o que é.

Um ‘F’ significa que é uma posição de vôo, ou seja, quando você morrer, será mandado para aquele ponto, ou quando você for voar para essa cidade, você cairá ali, mas você apenas será direcionado a esse ponto caso você já tenha pisado nele.

Para criar novos eventos, observe na parte da direita: os “Amount of events” e adicione um pontinho no que você quiser. Exemplo, em pallet você quer adicionar um teletransporte, então você aumenta o pontinho de Warps e os aumenta de 3 para 4 warps. Em seguida clique em Change Events. Um novo event será enviado para o canto da tela, então você o edita e coloca onde quer. Use isso no seu novo mapinha.

>Connections<
Muito bem, agora resta você arranjar um jeito de chegar no seu mapinha, mas como? Você pode usar um teletransporte (W) pra isso, ou então usar uma conexão, ou seja, um lugar para se conectar com outros mapas.
Clique em Connections, na barra superior, que fica do lado direito do quadradinho quebra-cabeça. Abrirá uma janela e então clique em “Add”. Você poderá perceber aquele esqueminha do Map Bank e Map, talvez não se lembre: map bank é o antes do ponto, map depois. Assim, digite o map que desejar, EX: Pallet. Vou digitar 3 em map bank e 0 em map. Perceberá que Pallet já tem sua connection, então para adicionar a conexão a seu mapinha necessitará apagar o outro. Por isso eu recomendo usar o teletransporte para isso, mas, caso você queira usar em algum momento, já sabe como. =D

>Wild Pokémon<
O quê? Ainda tem mais? É claro que sim. O Advance Map tem ‘1001 utilidades’. Uma delas é poder escolher quais pokémons selvagens aparecem. Isso também vale para VOCÊ, que está de saco cheio com seus pokémons e quer capturar algum decente, mas não quer usar cheat.

Obs: Essa opção só vale pros mapinhas que tiverem um ‘matinho’.

Agora clique em “Wild Pokémon”, que fica do lado da barrinha de events.
Lá, clique na opção Add, caso possível.

Em ‘Pokémon 1’ você vai escolher um pokémon, as chances dele são de 20%.
Em ‘Pokémon 2’ as chances também são de 20%.
Aí caso eu queira que as chances de capturar um poké seja de 40%, eu coloco o mesmo pokémon em Pokémon 1 e Pokémon 2. Resumindo: dá pra somar as porcentagens. Também há como você controlar o nível que os pokémons irão aparecer, em Mín coloque o level mínimo e em Max o máximo, simples!

Você também pode mudar a “Enconter Ratio”, ou seja, as chances de achar um pokémon. NÃO PASSEM DE 30%, aliás, 30% já é muito, mas até vai.

>Header<
Por fim, há uma última barra, do lado de Wild Pokémon. Se chama Header. Daqui eu acho melhor você não mexer no que não sabe o que é.

Em ‘Name’ você poderá renomear sua cidade. É o nome que aparecerá nos mapas e o nome que vai aparecer quando você chegar nessa cidade. Disso, só interessa a parte esquerda. Em cima de change name, tem o nome da cidade/ vila/ rota. Mude-o, se quiser, mas apenas ali. Clique em Change Name.

Em ‘Map Options’ você pode mudar a musiquinha da cidade e o clima da mesma. Mude a música na seção ‘music’ e o clima em ‘Weather’. No resto, não mexa em nada.

Em map dimensions, tem as dimensões do mapa, em bloquinhos. Width é comprimento e Height largura. Mude e clique em Change Name.


A partir disso, dá pra se ter uma noção do que podemos fazer com o Advance Map...

Advance text

>Início<                         
Esse programa é mais simples. Após você acabar de criar seu mapinha, você pode mexer na fala das pessoas (os eventos ‘P’).
Faça o seguinte: abra o Advance Text. Clique em Open ROM e escolha a ROM que você está editando. Deve abrir várias pastinhas no canto esquerdo. Se abrir, fica muito mais fácil pra editar. Se não abrir todas (são 200+ no Fire Red) acho melhor você procurar outra versão da ROM, mas caso você insista nessa versão, você vai ter que achar as falas.

Clique em Search.
Digite um pedaço da fala que você quer editar e clique em Search.
Caso ela não apareça, digite um pedaço maior, até sua fala brotar.

Depois de achar sua fala, clique em Write do INI.
Em Section Name, escolha ou crie uma pasta para você editar a fala.
Em Text Name você escolhe o nome do texto para poder reconhecê-lo.
Depois disso, clique em Add to INI.
Pronto, já pode editar!
Agora faça isso com todas as falas que você quer editar :)

>Editando<
Agora vamos editar.
Escolha a pasta que está a fala que você quer editar (estão separados por tipo. Tem lógica).
Por exemplo, escolha a pasta Introduction. A primeira fala é “Oak’s Greeting”. Vamos editá-la.

Deve estar assim:
“Hello, there!
Glad to meet you!

Welcome to the world of POKéMON!

My name is OAK.

People affectionately refer to me
as the POKéMON PROFESSOR.”

Você pode traduzir, ou então colocar o que quiser. Tente não botar nem mais nem menos caracteres. Faça de tudo para evitar isso acontecer. Deixe o que tá escrito embaixo da caixinha que você edita como “0 Characters left until repoint.”

A partir da fala “So you name is...” você já pode colocar os códigos [PLAYER] e [RIVAL]. Player significa que é o seu nome e Rival o nome do seu rival. Simples!

Só com isso já dá pra mexer em todas as falas...

PET
Obs: nesse tutorial não usaremos o PA nem o SMCA.

>Items<
Abra o PET, clique em File > Open e escolha a sua hack.
Lá você verá todos os treinadores do jogo. Escolha por exemplo o Gym Leader Blaine. Poderá perceber que todos os treinadores estão com um número do lado em Hexadecimal. Escolha o nº 1A3 (que é o Blaine).

Aqui você pode editar os items que ele possuirá (no máximo 4) e que ele usará ao longo da batalha. Observe que ele tem 2 Hyper Potions e 1 Full Heal. Você pode colocar o item que quiser.

>Pokémons<
Você também pode mudar seus Pokémons e os ataques deles. Em Pokémon tem como você mudar o level dos pokes, ex: o growlithe tá no lvl 42. Eu posso mudar para o 50 sem o menor problema. Também posso mudar de Growlithe pra Arcanine, é só avançar um sprite, quero dizer, está vendo a imagem do Growlithe? Então, clique no ‘>’ e avance pro Arcanine. Não se esqueça que os pokés estão na ordem da National Dex!

Está na hora de mudar os ataques: perceba que na parte “Attacks” estão os ataques dele, que são: Bite, Roar, Take Down e Fire Blast. Tem como você botar um Surf nele, acredite. Você apenas precisa saber a ordem dos ataques (estão em Hexadecimal). Estão no final do tutorial.

Agora que você já sabe a lista fica mais fácil achar os ataques.

Pra você avançar o pokémon dele é só clicar no ‘>’ no “Scroll to next or previous pokémon”. Modifique todos como você desejar.

A-MART
Abra o A-Mart e clique File > Open ROM e escolha sua HackROM. Na seção Map, você pode escolher a cidade que quer mudar o mart, exemplo: Viridian. Observe que em Item Change há 4 pokebolas. Na primeira está selecionada uma pokeball. Quer dizer que o primeiro item do mart de Viridian é uma pokeball. Se você mudar para uma Master Ball, você vai poder comprar uma Máster Ball. É bem fácil e bem rápido.
obs: é impossível mudar os preços no A-Mart

A-Starter
Também é bem simples. Abra o A-Starter e clique em File > Open ROM. Abra sua rom. Eu diria que é o programa mais fácil. Escolha em Your Starter Pokémon as suas opções de escolha. Em Rival’s Starter Pokémon o pokémon que ele escolherá caso você escolha a Pokéball 1 em Pokéball 1 e por aí vai.

UNLZ GBA
Eu não manjo muito de aberturas, por isso separei alguns sites que explicam como mudar a abertura.


Agora, quanto aos Sprites, é mais fácil.
Abra o UnLZ GBA, clique em OpenFile e abra sua rom.
Digite um número na primeira barra e clique em Goto:
Escolha um sprite de um Pokémon (668 a 1498) ou um sprite de Treinador (1499 a 1649).
Você pode avançar os Sprites em ‘Next’ e voltar em ‘Previous’.           
Eu escolhi o Lugia (1164).
Agora clique em Save as... e escolha um nome.
Abra essa imagem no Paint e edite-a como quiser.
Depois salve a imagem e abra o Unlz novamente.
Clique em Import e abra a imagem que você editou.
Depois clique em Write to Rom, e pronto!
_________________________________________

Agora que já sabe, tá esperando o quê? Pode ser até divertido criar HackROMs mas garanto que é muito melhor jogar uma hack criada por VOCÊ. Vamos lá!!


*Lista dos ataques em Hexadecimal:
001 Pound
002 Karate Chop
003 DoubleSlap
004 Comet Punch
005 Mega Punch
006 Pay Day
007 Fire Punch
008 Ice Punch
009 ThunderPunch
00A Scratch
00B ViceGrip
00C Guillotine
00D Razor Wind
00E Swords Dance
00F Cut
010 Gust
011 Wing Attack
012 Whirlwind
013 Fly
014 Bind
015 Slam
016 Vine Whip
017 Stomp
018 Double Kick
019 Mega Kick
01A Jump Kick
01B Rolling Kick
01C Sand-Attack
01D Headbutt
01E Horn Attack
01F Fury Attack
020 Horn Drill
021 Tackle
022 Body Slam
023 Wrap
024 Take Down
025 Thrash
026 Double-Edge
027 Tail Whip
028 Poison Sting
029 Twineedle
02A Pin Missile
02B Leer
02C Bite
02D Growl
02E Roar
02F Sing
030 Supersonic
031 SonicBoom
032 Disable
033 Acid
034 Ember
035 Flamethrower
036 Mist
037 Water Gun
038 Hydro Pump
039 Surf
03A Ice Beam
03B Blizzard
03C Psybeam
03D BubbleBeam
03E Aurora Beam
03F Hyper Beam
040 Peck
041 Drill Peck
042 Submission
043 Low Kick
044 Counter
045 Seismic Toss
046 Strength
047 Absorb
048 Mega Drain
049 Leech Seed
04A Growth
04B Razor Leaf
04C SolarBeam
04D PoisonPowder
04E Stun Spore
04F Sleep Powder
050 Petal Dance
051 String Shot
052 Dragon Rage
053 Fire Spin
054 ThunderShock
055 Thunderbolt
056 Thunder Wave
057 Thunder
058 Rock Throw
059 Earthquake
05A Fissure
05B Dig
05C Toxic
05D Confusion
05E Psychic
05F Hypnosis
060 Meditate
061 Agility
062 Quick Attack
063 Rage
064 Teleport
065 Night Shade
066 Mimic
067 Screech
068 Double Team
069 Recover
06A Harden
06B Minimize
06C SmokeScreen
06D Confuse Ray
06E Withdraw
06F Defense Curl
070 Barrier
071 Light Screen
072 Haze
073 Reflect
074 Focus Energy
075 Bide
076 Metronome
077 Mirror Move
078 Selfdestruct
079 Egg Bomb
07A Lick
07B Smog
07C Sludge
07D Bone Club
07E Fire Blast
07F Waterfall
080 Clamp
081 Swift
082 Skull Bash
083 Spike Cannon
084 Constrict
085 Amnesia
086 Kinesis
087 Softboiled
088 Hi Jump Kick
089 Glare
08A Dream Eater
08B Poison Gas
08C Barrage
08D Leech Life
08E Lovely Kiss
08F Sky Attack
090 Transform
091 Bubble
092 Dizzy Punch
093 Spore
094 Flash
095 Psywave
096 Splash
097 Acid Armor
098 Crabhammer
099 Explosion
09A Fury Swipes
09B Bonemerang
09C Rest
09D Rock Slide
09E Hyper Fang
09F Sharpen
0A0 Conversion
0A1 Tri Attack
0A2 Super Fang
0A3 Slash
0A4 Substitute
0A5 Struggle
0A6 Sketch
0A7 Triple Kick
0A8 Thief
0A9 Spider Web
0AA Mind Reader
0AB Nightmare
0AC Flame Wheel
0AD Snore
0AE Curse
0AF Flail
0B0 Conversion 2
0B1 Aeroblast
0B2 Cotton Spore
0B3 Reversal
0B4 Spite
0B5 Powder Snow
0B6 Protect
0B7 Mach Punch
0B8 Scary Face
0B9 Faint Attack
0BA Sweet Kiss
0BB Belly Drum
0BC Sludge Bomb
0BD Mud-Slap
0BE Octazooka
0BF Spikes
0C0 Zap Cannon
0C1 Foresight
0C2 Destiny Bond
0C3 Perish Song
0C4 Icy Wind
0C5 Detect
0C6 Bone Rush
0C7 Lock-On
0C8 Outrage
0C9 Sandstorm
0CA Giga Drain
0CB Endure
0CC Charm
0CD Rollout
0CE False Swipe
0CF Swagger
0D0 Milk Drink
0D1 Spark
0D2 Fury Cutter
0D3 Steel Wing
0D4 Mean Look
0D5 Attract
0D6 Sleep Talk
0D7 Heal Bell
0D8 Return
0D9 Present
0DA Frustration
0DB Safeguard
0DC Pain Split
0DD Sacred Fire
0DE Magnitude
0DF DynamicPunch
0E0 Megahorn
0E1 DragonBreath
0E2 Baton Pass
0E3 Encore
0E4 Pursuit
0E5 Rapid Spin
0E6 Sweet Scent
0E7 Iron Tail
0E8 Metal Claw
0E9 Vital Throw
0EA Morning Sun
0EB Synthesis
0EC Moonlight
0ED Hidden Power
0EE Cross Chop
0EF Twister
0F0 Rain Dance
0F1 Sunny Day
0F2 Crunch
0F3 Mirror Coat
0F4 Psych Up
0F5 ExtremeSpeed
0F6 AncientPower
0F7 Shadow Ball
0F8 Future Sight
0F9 Rock Smash
0FA Whirlpool
0FB Beat Up
0FC Fake Out
0FD Uproar
0FE Stockpile
0FF Spit Up
100 Swallow
101 Heat Wave
102 Hail
103 Torment
104 Flatter
105 Will-O-Wisp
106 Memento
107 Facade
108 Focus Punch
109 SmellingSalt
10A Follow Me
10B Nature Power
10C Charge
10D Taunt
10E Helping Hand
10F Trick
110 Role Play
111 Wish
112 Assist
113 Ingrain
114 Superpower
115 Magic Coat
116 Recycle
117 Revenge
118 Brick Break
119 Yawn
11A Knock Off
11B Endeavor
11C Eruption
11D Skill Swap
11E Imprison
11F Refresh
120 Grudge
121 Snatch
122 Secret Power
123 Dive
124 Arm Thrust
125 Camouflage
126 Tail Glow
127 Luster Purge
128 Mist Ball
129 FeatherDance
12A Teeter Dance
12B Blaze Kick
12C Mud Sport
12D Ice Ball
12E Needle Arm
12F Slack Off
130 Hyper Voice
131 Poison Fang
132 Crush Claw
133 Blast Burn
134 Hydro Cannon
135 Meteor Mash
136 Astonish
137 Weather Ball
138 Aromatherapy
139 Fake Tears
13A Air Cutter
13B Overheat
13C Odor Sleuth
13D Rock Tomb
13E Silver Wind
13F Metal Sound
140 GrassWhistle
141 Tickle
142 Cosmic Power
143 Water Spout
144 Signal Beam
145 Shadow Punch
146 Extrasensory
147 Sky Uppercut
148 Sand Tomb
149 Sheer Cold
14A Muddy Water
14B Bullet Seed
14C Aerial Ace
14D Icicle Spear
14E Iron Defense
14F Block
150 Howl
151 Dragon Claw
152 Frenzy Plant
153 Bulk Up
154 Bounce
155 Mud Shot
156 Poison Tail
157 Covet
158 Volt Tackle
159 Magical Leaf
15A Water Sport
15B Calm Mind
15C Leaf Blade
15D Dragon Dance
15E Rock Blast
15F Shock Wave
160 Water Pulse
161 Doom Desire

-->Está aí o tutorial completo... Aproveite, manin! =)



****ATUALIZAÇÃO****Estou fazendo uma atualização do tutorial, deixando-no muito melhor e muito mais completo. Favor, ler a primeira parte NESTE LINK. Lá você encontrará as outras partes dessa série********************

9 comentários:

Anônimo disse...

eu ja tentei fazer muitas hack roms com ruby e saphyre so ke eu num gostava pq tem ekele caminhão xato e o joogo fica repetitivo como todas as hack roms pqtodas ja tem esse caminhão xato!!! -_- e naum keria fazer uma hack rom de fire red pq naum dá pra mudar os mini sprites pq o pokepic so pega em R/S então desistii!!!!

Anônimo disse...

OWWWW sim gostei mt desse Tutô pq foi um dos unicos ke naum pegou de outros sites enjoei pokemon jogo mais as hacks (a melhor hack pra min foi Ruby destiny) mas naum tenho paciencia pra fazer uma! XDDDDDDDDDD tbm ja to muito ocupado estudando fisica!!!

Anônimo disse...

e depois que fizer a hack posto em que site?

Lucas Viana disse...

Olha só a todos os que visitaram.
(eu sou o dono do blog, blz?)

Eu vou repostar esse tutorial, só que mais detalhado e ATUALIZADO.

Então esperem um pouco, que ficará pronto em breve.

Anônimo disse...

por que quando vou abrir o sprite editado no paint da erro

Anônimo disse...

Cara,quero criar uma hack mais ta complicado,tento mudar o texto pelo advanced text mais ele come outros dialogos de outras pessoas quando faço o texto grande demais pra um script de texto pequeno, como faço pra inserir meu proprio texto mesmo grande?

Anônimo disse...

Como poço fazer um hack do pokemon crystal?

relam_97 disse...

Ajeita os links!

Anônimo disse...

Se puder , me adiciona no facebook
fb.com/otakukeepcalm
Caso eu decida fazer um , >< ,vllz!

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